Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
  Equipa Ensino Pós-Graduações Projectos Publicações   pt | en
   Multimédia
 
  [Geral] Programa [Avaliação] [Material de Apoio]  
 
 
 

Ano: 2003/2004 - Semestre: 1

Cursos: LESI e LMCC

Programa Resumido

Computação Gráfica. Estudo da API OpenGL. Texturas, Iluminação, Desempenho em tempo real,Técnicas de geração artificial de terrenos, sistemas de particulas, e outras técnicas avançadas.

Programa

Introdução à API do OpenGL. Contexto histórico.

Sistemas de coordenadas e transformações geométricas. Tipos deprojecção: ortográfica e perspectiva. Primitivas gráficas do OpenGL e GLUT.

Técnicas de representação de polígonos e sua influência na performance: Display Lists, Vertex Arrays. Análise de performance e detecção de botlenecks.

Texturas: Aplicação de imagens a polígonos; coordenadas de texturas, matrizes de texturas. Filtros e outras opções existentes em OpenGL. Mipmapping.

Iluminação: Tipos de luzes, componentes da luz, modos de shading: Flat, Gourard e Phong. As equações para cálculo da Iluminação.

Terrenos - Geração artificial. Algoritmo das linhas, Particle Deposition, Midpoint displacement, Fractal Brownian Motion com Perlin Noise. Turbulencia. Multifractais. Navegação em tempo real em terrenos de grandes dimensões.

Sistemas de Partículas <96> Características de uma partícula. Breve revisão da Física: velocidade, aceleração, forças. Sistemas de partículas, Gestores de sistemas de partículas.

Texturas Avançadas <96> Multitexturing, Environment mapping, Cube Mapping, Texturas Procedimentais 2D e 3D. Extensões.

LOD <96> Mecanismos de controle do nível de detalhe. Impostores.

Técnicas de optimização: View Frustum Culling, QuadTrees, OctTrees, BSPs, Portais. Colisões.

Técnicas particulares <96> Billboarding, Lens Flare, Reflexões (Stencil Buffer)

Sistemas Fractais baseados em gramáticas.