University of MinhoSchool of Engineering Departament of Computer Science
  Team Courses Post Grad Projects Publications   pt | en
 
 
 
 

Uma abordagem formal à Engenharia da Usabilidade
J. Creissac Campos (visit this page for up to date information)

In Clarisse Sieckenius and Alfredo Sánchez and Simone D. J. Barbosa and Cleotilde Gonzalez, editor(s), Proceedings of the Latin-American conference on Human-computer interaction, ACM Press, 17-28. August, 2003.


Abstract

A qualidade dos sistemas interactivos pode ser medida em termos da sua usabilidade. Abordagens empíricas à avaliação procuram avaliar os sistemas sob condições reais de utilização mas, tipicamente, são dispendiosos. Abordagens analíticas à análise de modelos tem sido propostas como um meio de raciocinar sobre questões de usabilidadedesde as fases iniciais do desenvolvimento. Estas abordagens socorrem-se de modelos para focarem a análise em aspectos específicos da usabilidade. Neste contexto, autilização de notações e ferramentas (matematicamente) formais tem sido proposta.

Este artigo apresenta uma abordagem integrada à verificação de sistemas interactivos. A análise tanto pode ser realizada apenas tendo em conta o comportamento do artefacto, como permite a integração de um modelo de tarefas por forma a restringir o comportamento do artefacto a um subconjunto adequado de todos os seus possíveis comportamentos.

| download |